Charizard
Charizard
Tipo: Fire // Flying (Fogo // Voador)
Abilities:
- Blaze: Aumenta o poder de moves do tipo Fire em 50% quando o HP estiver em 1/3 ou menos.
- (Dream Wolrd) Solar Power: Durante o Sunny Day // Dought o SATK do pokémon aumenta em 50%, mas seu HP cai todo o turno.
Min- | Min | Max | Max+ | ||
---|---|---|---|---|---|
HP |
78
|
- | 297 | 360 | - |
Atk |
84
|
183 | 204 | 267 | 293 |
Def |
78
|
172 | 192 | 255 | 280 |
SpA |
109
|
228 | 254 | 317 | 348 |
SpD |
85
|
185 | 206 | 269 | 295 |
Spe |
100
|
212 | 236 | 299 | 328 |
Over View
Charizard é uma arma mortal nas mãos de um bom treinados. Apesar de sua quatrupla desvantagem contra o tão comum Stealth Rock Charizard possui bons Status e um move poll de dar inveja. Mesmo seus anos de glória já tendo passado a muito ele ainda é um bom Pokémon se bem usado.
Standard
MoveSet
Timid, LifeOrb
252 SPD, 252 SATK e 6 DEF
- FireBlast (TM) // Flamethrower (Lv 47)
- FocusBlast (TM)
- AirSlash (Heart Scale)
- HP-Ice (TM) // HP-Eletric (TM) // HP-Grass (TM)
O objetivo desse Charizard é de causar o maior dano possivel no maior numero possivel de inimigos diferentes. Com Life Orb e 317 SATK qualquer move, mesmo sem STAB vai causar um bucado de dor em qualquer inimigo que não tenha Resistencia ao ataque usado.
Escolha Fire Blast se quiser ainda mais força ao custo de 15% de mira, Flamethrower se preferir não arriscar, Focus Blast e Air Slash são para cobertura extra contra mais tipos de inimigos, enquanto o primeiro derruba Tyranitars e Pedras o Segundo é mais caso Flinch seja uma necessidade. A escolha entre os HP depende dos problemas do seu time. Se Gyarados é um problema escolha HP-Eletric, contra Swampert vá de HP-Grass e por ultimo o HP-Ice que da OHKO em Salamense e Dragonite sem MultiScale alem de derrubar Gliscor tambem na primeira.
Funcionalidade: 6,5
Originalidade: 5,5
Nota Final: 6,0
BellyZard
MoveSet
Jolly, SalacBerry
252 SPD, 252 ATK e 6 DEF
- FirePunch (Move Tutor 4ª Gen)
- Earthquake (TM) // DragonClaw (TM) // ThunderPunch (Move Tutor 4ª Gen)
- Substitute (TM)
- BellyDrum (EggMove)
O bom e velho Bellyzard. Apesar de seu funcionamento ser simples sua efetividade é enorme, apesar de ser necessario usá-lo na hora certa para maior efetividade, alias, para quem não sabe Charizard é o unico Pokémon no jogo além de Smeargle a aprender a combinação Swords Dance, Dragon Dance e Belly Drum. O ideal é colocar o esse Charizard em campo contra um inimigo que não pode machucá-lo e que provavelmente vai trocar, como Scisor ou Breloom por exemplo, ao trocar você da um Substitute e na sequencia o Belly Drum, com isso você estará com 25% do HP, consecutivamente a Salac Berry funcionará o deixando com 492 de SPD e o ATK estará em 1068, o suficiente para varrer o time adversario, sem contar com o Blaze que almenta ainda mais a força do Fire Punch.
Mesmo parecendo terrivel no papel existem muitas formas de parar esse Charizard na pratica. Stealth Rock para começar já tira metade do HP, nesse caso seria preciso uma predict maior pois não seria possivel usar o Substitute e o Belly Drum teria que vir primeiro o que é muito arriscado. Qualquer move de prioridade, mesmo Mach Punch e Bullet Punch que tem desvantagem são capazes de tirar 25% do HP do Charizard, basicamente qualquer Pokémon tipo pedra resiste ao Thunder Punch // Dragon Claw e derrotam o Charizard, Bulk Waters como Gyarados, Blastoise e Vaporeon resistiram ao Dragon Claw // Earthquake e derrotaram novamente o BellyZard.
Funcionalidade: 6,5
Originalidade: 6,0
Nota Final: 6,25
DragonDance
MoveSet
Jolly, Life Orb
252 SPD, 252 ATK e 6 DEF
- FirePunch (Move Tutor 4ª Gen)
- DragonClaw (TM)
- Earthquake (TM)
- DragonDance (EggMove)
A idéia aqui é simples, Depois de um Dragon Dance a SPD do Charizard vai a 492 enquanto seu ATK vai a exatos 400, isso é o suficiente para ultrapassar o Hitmon-Lee, comun ChoiceScarfer da tier UU. Enquanto Dragon Claw machuca os dragões Earthquake derruba pedras e afins. Flare Blitz ainda pode seu usado no lugar de FirePunch, mas o recoil juntamente com o Life Orb não é uma boa idéia diminuindo drasticamente as vezes que ele poderá atacar. Se você realmente preferir força ao invest de velocidade você pode trocar a nature para Adamant e até o Fire Punch pelo Flare Blitz. Um dos maiores counters desse Charizard na tier UU é o Slowbro por ter alta DEF e derrotar o Zard com um unico Surf. Milotic, RegiRock e Rypherior resistem facilmente à Earthquake depois de um Dragon Dance e contra atacam com força, o Segundo e terceiro muito comumente dão OHKO. Venosaur pode entrar para receber o ataque de Slowbro e Milotic e adormecer os inimigos ou mesmo derroá-los com Solar Beam se estiver em Sunny, contra Rypherior e RegoRock o melhor é Torterra que resiste aos moves Rock e rebate com moves super efetivos Grass. Rapid Spin é esencial para o bom uso desse Charizard, ótimos usuários desse move da tier UU são HitmonTop, Blastoise e Dolphan, todos resistem a Rock ou Water, fraquezas comuns do Charizard.
Funcionalidade: 6,0
Originalidade: 7,0
Nota Final: 6,5
Double
MoveSet
TImid LifeOrb
252 SPD, 252 SATK e 6 DEF
- HeatWave (Lv 71)
- AirSlash (Heart Scale)
- Protect (TM)
- HP-Ice (TM) // HP-Eletric (TM) // HP-Grass (TM)
A utilidade desse Charizard é simples, HeatWave com Life Orb acerta os dois inimigos ao mesmo tempo dando assim um bom dano graças ao Life Orb. Air Slash entra como move de STAB secundario. Após ver que Charizard vai distribuir Heat Waves com STAB e Life Orb o nimigo rapidamente vai mirá-lo como presa, é aí que entra o Protect que fará com que nenhum ataque p acerte por aquele turno. A escolha entre os HP vão de acordo com as necessidades do time. Os melhores companheiros desse Charizard são aqueles com moves poderosos Eletric como Jolteon e Electrivire, ambos inclusive podem dar Dicharge se a batalha for em Trio e cada um dos dois estiverem em uma ponta com um Pokémon imune a moves Eletric no meio.
Funcionalidade: 5,5
Originalidade: 7,0
Nota Final: 6,25
Solarzard
MoveSet
TImid LifeOrb
252SPD, 252SATK e 6HP
- SolarBeam (TM)
- FireBlast (TM)
- HP-Ice (TM) // HP-Eletric (TM) // HP-Grass (TM)
- AirSlash (Heart Scale)
SolarZard é um fenomeno recente. Com a chegada da ability do Dream World Charizard ganhou o Solar Power: todos os moves recebem um bonus ao custo de recoil a cada turno, como um Life Orb automatico. Somando isso ao bonus que Sunny da aos moves Fire, mais o item Life Orb temos um Fire Blast que é capaz de tirar aprixomadamente 60% do HP de uma Blissey 252 HP, 252 DEF Bold. Solar Beam pega Bulk Waters bem como Rocks e Grounds. A escolha entre os HP vai de acordo com a necessidade do time. Air Slash como move de STAB secundario pegando principalmente possiveis pokémons que resistam a Fire Blast e precisem ser Flinchados, como Gyarados por exemplo.
Funcionalidade: 7,5
Originalidade: 6,5
Nota Final: 7,0
Outras Opções
Do lado do SATK Charizard pode contar com Overheat e DragonPulse, o primeiro pode ser utilizado em um possivel set Choice, do lado físico RockSlide e FocusPunch. Apesar de ser uma opção Roost é dificil de ser usado no Charizard graças as suas baixas DEF e SDEF.
Counter
Com certeza o maior inimigo do Charizard é o StealthRock, além dos bulk Waters pokémons tão presentes na tier UU como Slowking, Slowbro e Milotic. Rogirock SDEF na Sand Storm // Sand Stream é um grande Counter tambem. Chancey e Blissey absorvem bem os ataques e por ultimo o Aqua Jet de Azumarill da OHKO em 90% das vezes.
Nota Final: 6,5