EstratégiaDex
Nenhuma equipe sai do nada, de começo é necessário pensar no tipo de time que se quer montar. Não existe um time pokémon invencível ou sem fraquezas, o próprio jogo é programado para que isso não aconteça, o ideal é estabelecer uma estratégia antes e depois selecionar seis monstrinhos que permitam executá-la. Existem muitas opções, vamos dês de equipes ofensivas que precionem o oponente dês do começo da luta ate as defensivas, conhecidas como Stall que se baseiam em defesa que mina aos poucos os Pokémons do outro jogador com Spikes, StealthRock e ToxicSpikes (os famosos Entry Hazards), você pode basear um time todo voltado para um ou dois Pokémons que serão defendidos e utilizados no final do jogo para destruir os monstrinhos do oponente, podes baseá-la em torno de um/dois Pokémons que queiras usar juntamente com parceiros que ajudem esses Pokémons, podes-te basear numa estratégia mais específica como Weather Teams (equipas baseadas em mudanças de efeito climático), Baton Chains, Dual Screen, Set Up, Hit and Run, Trick Room entre outras.
Após escolher a estratégia o próximo passo é escolher os pokémons, nessa etapa é preciso conhecer bem cada um pois um é ótimo em determinada estratégia enquanto pode ser péssimo em outra, um Forrestres por exemplo pode ser muito bom em times Stall, mas péssimo em Ofensivos. Por outro lado um time precisa de pokémons que lidem com o maio numero de estratégias inimigas (mais a frente uma lista dessas estratégias e Pokémons será dada).
Visão do Metagame e Algumas Dicas na Hora de Escolher os Movesets.
Pokémon é um jogo de estratégia e análise, observação, é importante saber que no seu time alguns Pokémons serão perigosos para o time do oponente e outros não, as vezes seu Garchomp pode não fazer muito contra um time que possui Bronzong, Skarmory e Latios ChoiceScarf, por outro lado esse mesmo time pode ter problemas contra um simples Whinsicott por exemplo. É preciso observar a maneira como o oponente reage a entrada dos seus pokémons se ele coloca um contra outro seu, pode significar que ele quer guardar um monstrinho dele pois será importante futuramente. É necessário obter o maior número de informação do time do adversário enquanto damos o mínimo possível de informção sobre o nosso. Se o oponente indicar que é um Staller é importante que você resguarde seu RapidSpinner para tirar os HentryHazards.
Estratégias Básicas:
Choice Item
Usuários de ChoiceScarf, ChoiceBand e ChoiceSpecs que sobem em 50% a Spd, Atk e Satk respectivamente, mas permite que o Pokémon utilize apenas um move ate ser trocado. Para parar Choice Users é preciso um bom Predict para colocar outro Pokémon para tomar o dano e forçar a troca já que o oponente não poderá usar outro move.
Exemplo:
Latios com ChoiceScarf entra contra seu Garchomp, muito provavelmente ele vai dar um move do tipo Dragon, você precisa trocar para um Pokémon do tipo Steel ou que tenha bom Sdef que forçará seu oponente a trocar de Pokémon.
Entry Hazards
Times Stall utilizam Spikes, StealthRock e ToxicSpikes por isso é tão importante um Rapid Spinners no seu time, um Pokémon que se valerá do move Rapid Spin para limpar o campo desses moves, mas vale lembrar que RapidSpin é um move do tipo normal e de dano direto, ou seja, não funciona contra pokémons do tipo Ghost. Os StallTeams geralmente possuem Walls muito poderosas e Pseudo Hazers também, para combatê-los é preciso evitar ao máximo que o oponente coloque os Hentry Hazards e batem o mais rápido e forte possível. Pokémons do tipo Fight e Steel geralmente são bons Counters de Stall Teams bem como os Flyings e Levitates pois não tomam dano de Spikes nem de Toxic Spikes.
Walls
Sweepers que ataquem tanto do lado físico quanto do lado especial como Infernape e Salamense, além disso, Tyranitar ou Weavile com Pursuit também podem derrubar certas Walls específicas como Celebi ou Cresselia ou ainda Pokémons enfraquecidos. Magnezone e Dugtrio conseguem prender e derrubar algumas como Skarmory e Forrestress. Trickers, Exploders e Taunters também são uma boa aposta.
Estratégia: Weather Teams
Como parar: Times baseados em Sandstorm não mudam muito a sua forma de jogar com a excepção do boost na SDef dos Rock Pokémons (mesmo assim, a maneira de como os counterar geralmente é a mesma), o mesmo se aplica com equipas baseadas em Hail (só tenha a certeza de ter alguma arma contra Walrein). Contra Rain Dance fica mesmo mais difícil derrubar certos Pokémons. Ter um weather changer é uma boa ideia, um bom counter para Kingdra, Ludicolo, Kabutops e Qwilfish (Empoleon, Suicune, Blissey, Celebi ou Vaporeon bem jogados costumam dar conta do recado) também se faz necessário já que esses Pokémons são monstruosos debaixo da chuva, os outros Pokémons apesar do boost em velocidade e nos seus moves de água não são tanta ameaça assim. Contra Sunny Day mesma coisa, as maiores ameaças são Heatran, Infernape, Exeggcutor e Tangrowth (outro Heatran, Mence e Tyranitar costumam funcionar).
Estratégia: Double Screener
Como parar: Brick Break manda as paredes para o espaço. Como geralmente tal estratégia é usada junto com um Set Uppers (Gliscor passer é o mais comum) colocar um Exploder/Taunter/algo que bata MUITO forte logo que vir o Double Screener pode te salvar de um Sweep.
Estratégia: Baton Chain
Como parar: Derrubar a Chain antes que aumente suas defesas é o melhor método, ataques de prioridade alta ajudam bastante negando os boosts de velocidade, Taunters, Hazer, Perish Songer, Encorers, Trickers, Exploders e Phazers costumam funcionar também.
Estratégia: Times totalmente ofensivos
Como parar: Conseguir counterar todos os pokemons adversários, ter uma equipa cuja estratégia possa ser posta em prática apesar da pressão desse tipo de equipa. Lembre-se que equipas ofensivas tendem a ter dificuldades para bater Agility Abusers como Gross ou Empoleon, Stockpile Hippowdon com Entry Hazards Support, Status e pokemons elétricos em geral.
Estratégia: Trappers e Pseudo Trappers
Como parar: O ideal é prever a entrada de um e trocar antes disso, golpes como U-Turn e Baton Pass em pokes que são visados por essa estratégia (Scizor que morre para Magnezone ou Rotom que morre para TTar/Scizor são exemplos) também é uma óptima opção.
Estratégia: Explosion Abusers
Como parar: prever o turno no qual isso acontecer e mandar um Pokémons fantasma/algo que não vai te fazer tanta falta no resto da batalha/um poke pedra ou metálico com muito defesa/usar substitute ou protect caso você tenha.
Predição, Pivoting e Bluff
Conseguir prever o que o adversário fará e sempre estar um passo à frente dele é a melhor maneira de ganhar uma batalha... Mas como fazer isso?
Em primeiro lugar, é preciso conhecer os movesets mais usados por cada pokémon, isso ajuda e muito. Sabendo as opções que o adversário tem, fica mais fácil prever o que ele vai fazer, por exemplo:
Você está com um Dragonite na arena e seu oponente troca de poké para Weavile enquanto você usa Dragon Dance. Um Ice Shard você morre, então provavelmente Weavile vai usar Ice Shard, que é um golpe bem comum. Se você não quer que seu Salamence morra, o ideal seria troca-lo
Se você tiver um “counter” especifico para Weavile como Scizor, troque e use esse “counter” contra ele.
Até aqui, nada de mais... Agora as coisas ficam mais complexas. Depois que esse “counter” já morreu, está com o HP baixo ou a dormir, você terá que conseguir além de prever o primeiro golpe, prever alguns outros, às vezes obrigando-te a fazer mais de uma troca usando um ou mais pivôs para colocar outro poke que derrube o do adversário no 1 x 1.
Ex: Seu oponente joga um Suicune na frente do seu Rhyperior, você não tem nenhum bom Counter pra ele. Se você prever que ela vai usar Surf (a coisa mais obvia que ele faça), você troca para um Vaporeon que vai receber o Surf bem, porém não tem poder ofensivo para derrubar o cão lendario... Contra Vaporeon provavelmente o Cune vai usar CM... Dai você pode trocar para um Choice Specs Zapdos ou CB Electivire. Um erro nesse processo pode significar derrota, por isso às vezes é melhor sacrificar um pokémon para conseguir uma troca de graça e não arriscar.
Outro problema é que depois que você já mostrou um counter especifico para certo pokémon, o seu adversário pode prever que você vai mandá-lo de novo e usar algo que o countere... Obrigando-te a ficar trocando até você antever o que ele vai fazer, ou erre uma predição. Isso combinado com Entry Hazards leva muitas equipas à ruína...
Mas o que acontece se você não tem mais counter, nem consiga colocar nenhum pokemon usando a técnica do pivô na frente do bichinho do adversário? Das três uma: pode sacrificar algo e usar um Revenge Killer, perder o jogo se não tiver mais nenhum Revenge Killer ou tentar fazer bluff. Ex: você tem um Jirachi SubCMer que ainda não apareceu na batalha e o Dragonite do adversário está com 1 DD pronto para levar seu time inteiro? Jogue seu Jirachi na frente dele como se fosse Choice Scarfer, se o adversário ficar com medo e trocar óptimo, se não, você perdeu, mas não havia mais nada que pudesse ser feito para evitar a derrota.
Essa técnica não precisa de ser só usada em situações de desespero, jogar um Lucario Choice Specs na frente de uma Blissey dá a entender que ele é um Sweeper físico podendo apanhar algum Pokémon do adversário na troca com um Aura Sphere ou Shadow Ball, por exemplo.