Status Negativos

 

· Burn

Efeitos:
Seu Pokémon perde 1/8 de seu HP.
O Atk do seu Pokémon diminue 50%, mas o efeito é revertido se seu Pokémon tiver a Ability Guts.

Imunidades:
Pokémon do tipo Fire.
Pokémon com a Ability Flash Fire 
Pokémon com a Ability Water Veil.

Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain, ou ao ativar a Ability Shed Skin.
Usando os moves: Heal Bell, Refresh, Rest ou Aromatherapy.

Meios de induzir Burn:
Se o Pokémon tiver o item Flame Orb, que o deixa Burn.
Se você usar move físico contra um Pokémon que tiver a Ability Flame Body você terá a chance de 30% de seu Pokémon ser inflingido com Burn.
Outro método de induzir burn é usando um dos seguintes moves:

Ataque: Chance:
Blaze Kick
10%
Ember
10%
Fire Blast 
10%
Fire Fang 
10%
Fire Punch 
10%
Flame Wheel 
10%
Flamethrower 
10%
Heat Wave 
10%
Inferno
100%
Lava Plume 
30%
Sacred Fire 
50%
Tri Attack
6,6%
Will-o-wisp
100%

· Freeze

Efeitos:
O Pokémon não pode usar nenhum move.

Imunidades:
Pokémon do tipo Ice.
Pokémon com a Ability Magma Armor.

Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain, ou ao ativar a Ability Shed Skin.
Usando os moves: Heal Bell e Aromatherapy.
Sendo atingindo por um move Fire.
Usando Flame Wheel ou Sacred Fire.

Meios de induzir Freeze:
Usando um dos seguintes moves:

Ataque: Chance:
Blizzard
10%
Ice Beam
10%
Ice Fang
10%
Ice Punch
10%
Powder Snow
10%
Tri Attack
6,6%


· Paralysis

Efeitos:
Diminue a Speed para 25% do valor original. Em contrapartida, Pokémon com Ability Quick Feet tem a Speed aumentada em 50%.
Sua chance de não atacar por turno é de 25%.

Imunidades:
Pokémon com a Ability Limber.

Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain, ou ao ativar a Ability Shed Skin.
Usando os moves: Heal Bell, Refresh, Rest ou Aromatherapy.

Meios de induzir Paralysis:
Tendo contato físico com um Pokémon que tenha as Abilities: Static ou Effect Spore.
Outro método de induzir paralysis é usando um dos seguintes moves:

Ataque: Chance:
Body Slam
30%
Bounce
30%
Discharge
30%
Force Palm
30%
Glare
100%
Lick
30%
Secret Power
30%
Spark
30%
Stun Spore
100%
Thunder
30%
Thunder Fang
10%
Thunder Wave
100%
Thunderbolt
10%
Thunderpunch
10%
Thundershock
10%
Tri Attack
6,6%
Zap Cannon
100%


· Poison

Efeitos:
O Pokémon perde 1/8 do HP todo turno.

Imunidades:
Pokémon Tipo Poison ou Steel.
Pokémon que possue a Ability Immunity.

Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain, ou ao ativar a Ability Shed Skin.
Usando os moves: Heal Bell, Refresh, Rest ou Aromatherapy.

Meios de induzir Poison:
Se você usar move físico contra um Pokémon que tiver a Ability Effect Spore ou Poison Point você terá a chance de 30% de seu Pokémon ser induzido a Poison.
Outro método de induzir poison é usando um dos seguintes moves:

Ataque: Chance:
Cross Poison
10%
Gunk Shot
30%
Poison Gas
100%
Poison Jab
30%
Poison Sting
30%
Poison Tail
10%
Poisonpowder
100%
Sludge
30%
Sludge Bomb
30%
Smog
40%
Toxic Spikes
100%
Twineedle
20%

· Badly Poison

Efeitos:
Inicialmente, tira 6,25% do HP, então 12%, e assim seguindo com o valor dobrando a cada turno. Quando o Pokémon é trocado, o contador é resetado.

Imunidades:
Pokémon do tipo Poison ou Steel.
Pokémon que possuem a Ability Immunity.

Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain, ou ao ativar a Ability Shed Skin.
Usando os moves: Heal Bell, Refresh, Rest ou Aromatherapy.

Meios de induzir Badly Poison:
Se seu Pokémon estiver segurando Toxic Orb, que o deixa Badly Poison.
Se você usar move físico contra um Pokémon que tiver a Ability Effect Spore ou Poison Point você terá a chance de 30% de seu Pokémon ser induzido a Badly Poison.
Outro método de induzir badly poison é usando um dos seguintes moves:

Ataque: Chance:
Poison Fang
30%
Toxic
100%
Toxic Spikes
100%

· Sleep

Efeitos:
O Pokémon não pode atacar nem usar qualquer outro tipo de move por 1 ou 7 turnos, lembrando que a Ability Early Bird corta o tempo de seu Pokémon no Sleep pela metate. 
O move Rest faz o usuário dormir por 2 turnos em troca de recuperar seu HP. Se você usa Rest, dorme um turno e troca, o contador de turnos é resetado. O mesmo se aplica para qualquer tipo de Sleep. 
Outra fator importante a se lembrar é que o move Sleep Talk permite que você use moves aleatórios de seu moveset enquanto estiver dormindo, e que o move Snore só pode ser usado quando seu Pokémon está dormindo.
O move Dream Eater causa dano no adversário que estiver dormindo. O mesmo vale para o move Nightmare e a Ability Bad Dreams, que por sua vez só aparece em Darkrai no metagame Uber.

Imunidades:
Pokémons que possuem as Abilities Insomnia e Vital Spirit.

Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain ou tendo Shed Skin Ability.
Usando os moves: Heal Bell e Aromatherapy.
Se seu oponente usar o move Wake Up – Slap (tipo fight) você acorda no mesmo estande, mas cuidado com esse move, pois de você ou seu oponente estiver Sleep ele tira o dobro do Power, ou seja, de 60 passa para 120 o Power.

Meios de induzir Sleep:
Se você usar move físico contra um Pokémon que tiver a Ability Effect Spore você terá a chance de 30% de seu Pokémon ser induzido a Sleep.
Ou pelos moves:

Ataque: Chance:
Dark Void
100%
Grasswhistle
100%
Hypnosis
100%
Lovely Kiss
100%
Rest
100%
Sing
100%
Sleep Powder
100%
Spore
100%
Yawn
100%

 

· Attract

Efeitos:
O Pokémon do sexo oposto que foi infringido por esse Status negativo tem 50% de chances de não atacar.

Imunidades:
Pokémon que possuem Oblivious Ability.
Pokémon do mesmo sexo do usuário ou que não possuem gênero (Genderless).

Meios de cura:
Trocando de Pokémon.

Meios de induzir Attract:
Se você usar move físico contra um Pokémon que tiver a Ability Cute Charm você terá 30% de chance do Pokémon ser induzido a Attract.


· Confusion

Efeitos:
O Pokémon do oponente tem 50% de chance de não atacar. Nesse caso eles causam um dano baixo em si mesmos, proporcional ao seu stat ofensivo.
Pokémon que possue a Ability Tangled Feed tem sua Evasion aumentada.

Imunidades:
Pokémon que possue a ability Own Tempo.

Meios de cura:
Trocando de Pokémon.

Meios de induzir Confusion:
Com os moves:


Ataque: Chance:
Chatter
???%
Confuse Ray
100%
Confusion
10%
Dizzy Punch
20%
Dynamicpunch
100%
Psybeam
10%
Rock Climb
20%
Signal Beam
10%
Supersonic
100%
Swagger
100%
Sweet Kiss
100%
Teeter Dance
100%
Water Pulse
20%
   
  Causam Confusion no usuário:
Outrage
100%
Petal Dance
100%
Thrash
100%

· Curse

Efeitos:
Quando usado por fantasmas Curse se transforma num Status negativo para o oponente. Em troca de 50% do HP do usuário, faz com que o Pokémon adversário perca ¼ do HP todo turno.

Imunidades:
Nenhuma.

Meios de cura:
Trocando de Pokémon.

Meios de induzir Curse:
Pelo move Curse.