· Burn
- Efeitos:
Seu Pokémon perde 1/8 de seu HP.
O Atk do seu Pokémon diminue 50%, mas o efeito é revertido se seu Pokémon tiver a Ability Guts.
- Imunidades:
Pokémon do tipo Fire.
Pokémon com a Ability Flash Fire
Pokémon com a Ability Water Veil.
- Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain, ou ao ativar a Ability Shed Skin.
Usando os moves: Heal Bell, Refresh, Rest ou Aromatherapy.
- Meios de induzir Burn:
Se o Pokémon tiver o item Flame Orb, que o deixa Burn.
Se você usar move físico contra um Pokémon que tiver a Ability Flame Body você terá a chance de 30% de seu Pokémon ser inflingido com Burn.
Outro método de induzir burn é usando um dos seguintes moves:
Ataque: |
Chance: |
Blaze Kick |
10%
|
Ember |
10%
|
Fire Blast |
10%
|
Fire Fang |
10%
|
Fire Punch |
10%
|
Flame Wheel |
10%
|
Flamethrower |
10%
|
Heat Wave |
10%
|
Inferno |
100%
|
Lava Plume |
30%
|
Sacred Fire |
50%
|
Tri Attack |
6,6%
|
Will-o-wisp |
100%
|
· Freeze
- Efeitos:
O Pokémon não pode usar nenhum move.
- Imunidades:
Pokémon do tipo Ice.
Pokémon com a Ability Magma Armor.
- Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain, ou ao ativar a Ability Shed Skin.
Usando os moves: Heal Bell e Aromatherapy.
Sendo atingindo por um move Fire.
Usando Flame Wheel ou Sacred Fire.
- Meios de induzir Freeze:
Usando um dos seguintes moves:
Ataque: |
Chance: |
Blizzard |
10%
|
Ice Beam |
10%
|
Ice Fang |
10%
|
Ice Punch |
10%
|
Powder Snow |
10%
|
Tri Attack |
6,6%
|
· Paralysis
- Efeitos:
Diminue a Speed para 25% do valor original. Em contrapartida, Pokémon com Ability Quick Feet tem a Speed aumentada em 50%.
Sua chance de não atacar por turno é de 25%.
- Imunidades:
Pokémon com a Ability Limber.
- Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain, ou ao ativar a Ability Shed Skin.
Usando os moves: Heal Bell, Refresh, Rest ou Aromatherapy.
- Meios de induzir Paralysis:
Tendo contato físico com um Pokémon que tenha as Abilities: Static ou Effect Spore.
Outro método de induzir paralysis é usando um dos seguintes moves:
Ataque: |
Chance: |
Body Slam |
30%
|
Bounce |
30%
|
Discharge |
30%
|
Force Palm |
30%
|
Glare |
100%
|
Lick |
30%
|
Secret Power |
30%
|
Spark |
30%
|
Stun Spore |
100%
|
Thunder |
30%
|
Thunder Fang |
10%
|
Thunder Wave |
100%
|
Thunderbolt |
10%
|
Thunderpunch |
10%
|
Thundershock |
10%
|
Tri Attack |
6,6%
|
Zap Cannon |
100%
|
· Poison
- Efeitos:
O Pokémon perde 1/8 do HP todo turno.
- Imunidades:
Pokémon Tipo Poison ou Steel.
Pokémon que possue a Ability Immunity.
- Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain, ou ao ativar a Ability Shed Skin.
Usando os moves: Heal Bell, Refresh, Rest ou Aromatherapy.
- Meios de induzir Poison:
Se você usar move físico contra um Pokémon que tiver a Ability Effect Spore ou Poison Point você terá a chance de 30% de seu Pokémon ser induzido a Poison.
Outro método de induzir poison é usando um dos seguintes moves:
Ataque: |
Chance: |
Cross Poison |
10%
|
Gunk Shot |
30%
|
Poison Gas |
100%
|
Poison Jab |
30%
|
Poison Sting |
30%
|
Poison Tail |
10%
|
Poisonpowder |
100%
|
Sludge |
30%
|
Sludge Bomb |
30%
|
Smog |
40%
|
Toxic Spikes |
100%
|
Twineedle |
20%
|
· Badly Poison
- Efeitos:
Inicialmente, tira 6,25% do HP, então 12%, e assim seguindo com o valor dobrando a cada turno. Quando o Pokémon é trocado, o contador é resetado.
- Imunidades:
Pokémon do tipo Poison ou Steel.
Pokémon que possuem a Ability Immunity.
- Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain, ou ao ativar a Ability Shed Skin.
Usando os moves: Heal Bell, Refresh, Rest ou Aromatherapy.
- Meios de induzir Badly Poison:
Se seu Pokémon estiver segurando Toxic Orb, que o deixa Badly Poison.
Se você usar move físico contra um Pokémon que tiver a Ability Effect Spore ou Poison Point você terá a chance de 30% de seu Pokémon ser induzido a Badly Poison.
Outro método de induzir badly poison é usando um dos seguintes moves:
Ataque: |
Chance: |
Poison Fang |
30%
|
Toxic |
100%
|
Toxic Spikes |
100%
|
· Sleep
- Efeitos:
O Pokémon não pode atacar nem usar qualquer outro tipo de move por 1 ou 7 turnos, lembrando que a Ability Early Bird corta o tempo de seu Pokémon no Sleep pela metate.
O move Rest faz o usuário dormir por 2 turnos em troca de recuperar seu HP. Se você usa Rest, dorme um turno e troca, o contador de turnos é resetado. O mesmo se aplica para qualquer tipo de Sleep.
Outra fator importante a se lembrar é que o move Sleep Talk permite que você use moves aleatórios de seu moveset enquanto estiver dormindo, e que o move Snore só pode ser usado quando seu Pokémon está dormindo.
O move Dream Eater causa dano no adversário que estiver dormindo. O mesmo vale para o move Nightmare e a Ability Bad Dreams, que por sua vez só aparece em Darkrai no metagame Uber.
- Imunidades:
Pokémons que possuem as Abilities Insomnia e Vital Spirit.
- Meios de cura:
Pokémon com a Ability Natural Cure ao ser trocado.
Se o Pokémon tiver a Ability Hydration e estiver em Rain ou tendo Shed Skin Ability.
Usando os moves: Heal Bell e Aromatherapy.
Se seu oponente usar o move Wake Up – Slap (tipo fight) você acorda no mesmo estande, mas cuidado com esse move, pois de você ou seu oponente estiver Sleep ele tira o dobro do Power, ou seja, de 60 passa para 120 o Power.
- Meios de induzir Sleep:
Se você usar move físico contra um Pokémon que tiver a Ability Effect Spore você terá a chance de 30% de seu Pokémon ser induzido a Sleep.
Ou pelos moves:
Ataque: |
Chance: |
Dark Void |
100%
|
Grasswhistle |
100%
|
Hypnosis |
100%
|
Lovely Kiss |
100%
|
Rest |
100%
|
Sing |
100%
|
Sleep Powder |
100%
|
Spore |
100%
|
Yawn |
100%
|
· Attract
- Efeitos:
O Pokémon do sexo oposto que foi infringido por esse Status negativo tem 50% de chances de não atacar.
- Imunidades:
Pokémon que possuem Oblivious Ability.
Pokémon do mesmo sexo do usuário ou que não possuem gênero (Genderless).
- Meios de cura:
Trocando de Pokémon.
- Meios de induzir Attract:
Se você usar move físico contra um Pokémon que tiver a Ability Cute Charm você terá 30% de chance do Pokémon ser induzido a Attract.
· Confusion
- Efeitos:
O Pokémon do oponente tem 50% de chance de não atacar. Nesse caso eles causam um dano baixo em si mesmos, proporcional ao seu stat ofensivo.
Pokémon que possue a Ability Tangled Feed tem sua Evasion aumentada.
- Imunidades:
Pokémon que possue a ability Own Tempo.
- Meios de cura:
Trocando de Pokémon.
- Meios de induzir Confusion:
Com os moves:
Ataque: |
Chance: |
Chatter |
???%
|
Confuse Ray |
100%
|
Confusion |
10%
|
Dizzy Punch |
20%
|
Dynamicpunch |
100%
|
Psybeam |
10%
|
Rock Climb |
20%
|
Signal Beam |
10%
|
Supersonic |
100%
|
Swagger |
100%
|
Sweet Kiss |
100%
|
Teeter Dance |
100%
|
Water Pulse |
20%
|
|
|
Causam Confusion no usuário: |
Outrage |
100%
|
Petal Dance |
100%
|
Thrash |
100%
|
· Curse
- Efeitos:
Quando usado por fantasmas Curse se transforma num Status negativo para o oponente. Em troca de 50% do HP do usuário, faz com que o Pokémon adversário perca ¼ do HP todo turno.
- Imunidades:
Nenhuma.
- Meios de cura:
Trocando de Pokémon.
- Meios de induzir Curse:
Pelo move Curse.
|