Stall

 

Apresentação

Os times Stall estão entre os mais dificeis tanto de se bater quanto de se montar. O problema de se vencer um time Stall é que ele trabalha basicamente na defesa minando não apenas a força de seus pokémons como tambem sua paciência pois quem utiliza esse tipo de time geralmente possui um bom predict e pokémons que estão aptos a entrarem perante todo tipo de ataque sem receber muito dano. O problema de se fazer um time Stall é que se trata de um time que necessita de muitas peças para dar certo e muitas vezes um unico pokémon precisa fazer mais de um papel.

 

Todo time Stall trabalha em volta de um elemento em comum: Hazards. Os Hazards são os moves que "sujam" o campo adverçario como Spikes, Stealth Rock e Toxic Spikes, com eles todos os pokémons do oponente sofrerão algum tipo de dano toda vez que trocar, daí a necessidade de pokémons com altas defesas, seja para usar Roar/Whirl Wind ou simplesmente forçar o oponente a colocar algo que vá causar mais dano.

O time precisará de pelo menos dois dos três entry Hazards, os mais comuns são Stealth Rock e Spikes, mas o ideal mesmo é que se tenha os três. Uma outra boa ajuda para times Stall são os danos residuais, aqueles causados bem aos poucos mesmo como os de Sand Storm e Hail,

 

Como fazer o time

Não existe uma receita pronta para se fazer um time Stall, mas algumas coisas devem ser observadas, lembre-se que a prioridade é a defesa portanto dos 6 pokémons do time no mínimo 4 serão Walls, ou seja, paredes que estarão lá para barrar os ataques mais poderosos, são pokémons de alta DEF, SDEF e HP. Mesmo sendo um time Stall o ideal é que ao menos um pokémon seka ofensivo, um que vá terminar o serviço, que possa bater forte nos oponentes já enfraquecidos pelos Entry Hazards, o preferivel é que esse pokémon seja um Bulk Ofensivo, ou seja, ofensivo mas com uma boa resistência tambem, Tyranitar, Scisor e Heatran são bons exemplos.

Algumas peças são indispensaveis na hora da criação do time Stall:

Um pokémon Fantasma não pode faltar pois será dele a responsabilidade de não deixar o oponente usar o move Rapid Spin e assim tirar o Stealth Rock, Spikes e Toxic Spikes que você colocou no campo dele. Um Wisher vai servir para recuperar o HP dos pokémons do seu time. Heal Bell serve para recuperar os status negativos que seu time tenha sofrido. Rapid Spin tambem é peça importante para não deixar que o feitiço vire contra o feiticeiro. E é claro walls físicas e especiais para defender de ambos os lados.

Abaixo uma lista com pokémons a serem considerados na hora da criação do time

 

Spiker

Como dito anteriormente os Entry Hazards são peças fundamentais em um Stall Team e o Spike se trata de um move importantíssimo. Ao usá-lo todo o pokémon que entrar em campo, menos os que possuam a Ability Levitate ou sejam do tipo voador, sofrerão dano, pode ser usado ate 3 vezes, nesse caso o dano será totalizado em 25% do total do HP.

 

Forrestres             Skarmory

 

 

 

Ambos se tratam de pokémons de alta DEF e mediano HP, em times Stall é muito comum ver um dos dois.

Forrestres: Pode funcionar como Rapid Spinner além de Entry Hazard, aprende Stealth Rock, Spikes e Toxic Spikes, tem fraqueza apenas contra ataques do tipo fogo.

Skarmory: Possui a abilidade de recuperar o HP instantaneamente com o move Roost, aprende Spikes e Stealth Rock, tem acesso tambem à Whirl Wind podendo ser um pseudo hazer, fraqueza contra fogo e elétrico.

 

Cloyster                Ferrothorn

Dessa vez temos pokémons mais variaveis que poder utilizar Spikes juntamente com outra estratégia como Cloyster pode se valer de Rapid Spin ou Shell Smash e Ferrothorn que tambem pode usar Leech Seed.

 

Cloyster: Apesar do baixíssimo HP possui DEF maior do que Skarmory e Forrestress. Possui acesso à Spikes e Toxic Spikes e ainda pode ser um bom Sweeper abusando de Shell Smash e Icicle Spears.

Ferrothorn: Pode usar Spikes e Stealth Rock, ajuda no Stall com Leech Seed e aprende Thunder Wave. Se defende bem do lado físico com Iron Barbs, possui bons DEF e SDEF além de HP razoavel.

 

 

Toxic Spikes

O Toxic Spikes tambem é importante em um time Stall pois envenena o time do oponente sem precisar usar o ataque Toxic, mas, assim como Spikes, não funciona contra pokémons do tipo voador e com a ability Levitate bem como os pokémons metalicos e os venenosos, esses ultimos inclusive absorvem o Toxic Spikes ao entrar em campo anulando seu uso ate que seja usado novamente.

 

Tentacruel            Roserade

Tentacruel: Possui alta SDEF e HP mediano, acesso a Toxic Spikes e Rapid Spin bem como moves de suporte como Knock Off e Scald que além de causar dano tem 30% de chance dar Burn.

Roserade: Roserade tambem aprende Toxic Spikes, mas funciona de forma muito diferente do Tentacruel. Ele não possui altas defesas ou HP, mas aprende Sleep Powder que pode ajudar na hora de usar o Toxic Spikes, tem acesso a Spikes tambem.

 

 

 

Steath Rock

Todos os pokémons citados acima podem usar o move StealthRock, tão importante no metagame atual menos Tentacruel, Roserade e Cloyster.

StealthRock atinge todos os pokémons do jogo e tem uma mecanica de funcionamento um pouco peculiar e diferente de seus irmãos Spikes e ToxicSpikes.

 

Mecânica de funcionamento StealthRock

StealthRock é um move do tipo Rock e como tal atinge os pokémons como se fosse um move desse tipo. Se o pokémon afetado for do tipo Fire, Bug, Flying ou Ice, tipos que tem desvantagem a Rock o StealthRock vai tirar 25% de seu HP, se ele for de dois desses quatro tipos as pedrinhas arracam metade do HP d coitado. Se o pokémon não tiver nenhuma desvantagem então o StealthRock tira 12% do HP, 6% se o pokémon for de um tipo que tenha vantagem a Rock como Steel ou Ground e 3% se tiver dois tipos com vantagem como Fight e Steel por exemplo.

 

 

Prós.:

Times stall são extremamente difíceis de se derrotar, com tanto que o treinador o use bem, é capaz de minar o hp dos pokémons oponentes sem precisar se defender demais já que seus componentes já possuem altas defesas e HP, juntamente com moves de recuperação de HP.

 

Contras.:

Por serem defensivos os integrantes dos times stall possuem baixa Spd e são carentes de moves ofensivos e poderosos tendo dificuldades assim de derrotar pokémons com essa categoria como um Dragonite que tenha dado dois DragonDance por exemplo.