Standard

Este guia foi feito para aqueles que têm problemas quando querem criar uma equipa efectiva.

Times Standard são as equipes equilibradas, que buscam ser efetivas contra todos as estratégias possíveis, claro que isso é impossível, mas um bom time Standard consegue fazer esse papel com sucesso médio o que já é mais do que outras equipes.
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Times Standard geralmente são divididos em três colunas.

1ª Defesa.

Os pokémons de defesa dos times Standard são divididos em físicos e especiais como qualquer um, um bom exemplo é a combinação Blissey e Cofagrigus, a primeira tem alta Sdef enquanto o segundo vem com a alta Def. Ferrothorn e Jellicent também fazem bem esse papel, um cobre muito bem o outro enquanto suas defesas também se completam.

 

2ª Ataque

Geralmente um Sweeper físico e outro especial. Dragonite e Magnezone se cobrem do lado defensivo e ofensivo. Rotom-W e Scisor tem ótima sinergia, se cobrem defensivamente e com a combinação U-Turn + Volt Switch possibilitam estar sempre um passo a frente do oponente, apesar de ambos serem BulSweeper atacam com rapidez de Sweepers normais.

 

3ª Cura e variável

Essa parte do time se reserva a um Pokémon que possa curar os seus aliados como Vaporeon ou Audino, ambos com HealBell e Wish. A parte variável se deve a grande quantidade de possibilidades, aqui você pode colocar um Mixed Sweeper (recomendo), uma terceira Wall ou mesmo mais um Pokémon de cura, fica a sua escolha.


Uma equipe Standard sempre será de fácil uso e geralmente vai se dar bem contra a maioria das estratégias, mas é preciso saber montá-la e utilizá-la.

 

Exemplo

            Scisor

Nature- Adamant

Evs- 252Hp, 252 Atk e 6Def

Ability- Techinicia

Item- ChoiceBand

BulletPunch

U-Turn

QuickAtack

SuperPower

 

Bater rápido e forte é o papel desse Scisor mais do que clássico. BulletPunch é o move de prioridade enquanto U-Turn vem contra oponentes que irão trocar ao ver o louva-deus em campo dando assim um turno livre. QuickAtack vem contra Zapdos, Volcarona, Kingdra e outros que tenham resistência a Steel enquanto SuperPower pega Heatrans na troca e dá OHKO em Blissey.

 

 

            Rotom-W

Nature- Timid

Evs- 252 Satk, 252Spd e 6def

Ability- Techinicia

Item- ChoiceScarf

VoltSwitch

HydroPump

HiddenPower-Grass

Trick

 

Como dito anteriormente a combinação de U-Turn com VoltSwitch pode ser muito útil se bem aproveitada. Esse Rotom vem com HydroPump como 2º move de STAB e HP-Grass para pegar Gastrodon com StormDrain assim como Quagsires e Swamperts. Trick frustra as Walls comuns que entram para receber os moves do Rotom como Ferrothorn e Blisseys.

 

            Blissey

Nature- Bold

Evs- 252 Def, 252 Sdef e 6HP

Ability- Natural Cure

Item- Leftovers

Wish

HeallBell

Protect

SeismicToss

 

O papel da Blissey nesse time é bem simples, dar suporte ao time com Wish recuperando 330 de HP na troca. Com HellBell ela cura o time todo de status negativos como SLEEP, BURN, FREEZE e outros. Protect para recuperar dois turnos de Leftovers e ajudar no Wish já que o move de recuperação só funciona no turno após ser usado. Por fim SeismicToss só para ela não ficar 100% vulnerável a Taunt.

 

            Forrestres

 

Nature- Relaxed

Evs- 252 Hp, 252 Def e 6 Sdef

Ability- Sturdy

Item- Leftovers

GyroBall

RapidSpin

StealthRock

Spikes

 

Esse Forrestress tem duas utilidades: 1ª HentryHazards, colocando Spikes e StealthRock. 2ª RapidSpinner para limpar o campo e não deixar que sua estratégia se vire contra ele. Para completar GyroBall com a Nature que diminui a Spd ajuda a bater forte em Dragonites com um DragonDance entre outros com alta Spd.

 

               Xatu

Nature- Bold

Evs- 252 Hp, 252 Def e 6 Sdef

Ability- MagickGuard

Item- ClayLight

Reflect

LightScreen

U-Turn

Roost

 

Ate o presente momento nenhum Pokémon do time tinha vantagem contra Fight por isso resolvi colocar o Xatu que alem de tomar muito bem os moves de pokémons como Machamp e Conkeldurr ainda age como DuallScreener e MagickGuarder impossibilitando o oponente de usar Hazards ou mesmo de induzir condições negativas. Roost e U-Turn agem como fillers ajudando no trabalho do Xatu.

 

            Quagsire

Nature- Relaxed

Evs- 252 Hp, 252 Def e 6 Sdef

Ability- Unaware

Item- Leftovers

Earthquake

IceBeam

Recover

Toxic

 

Com duas desvantagens quádruplas contra fogo resolvi colocar mais um Pokémon do tipo água e escolhi o Quagsire. Quagsire allém de cobrir o Scisor e Forrestres ainda tem a ability Unaware que ignora alterações de status com set up, com isso o oponente pode ter dado 6 DragonDances que isso não vai significar nada contra o Quag. Earthquake como move principal de STAB, IceBeam para coverage. Recover e Toxic para fazer um PseudoStall pegando alguns empecilhos na troca.

 

Prós.:

Bom para iniciantes- Os iniciantes terão facilidade em montar esse time por ele nunca fugir muito da regra “duas walls, dois sweepers, um support e um variável”, assim fica fácil de decorar os passos para se fazer uma equipe.

Se da razoavelmente bem contra muitas estratégias- Standards se dão bem contra a maioria das estratégias por ser sempre um time que equilibra ataque e defesa, se adequando a estratégia do oponente.

 

Contras.:

Exige muito do jogador- Ser fácil de montar não significa ser fácil de usar. Times Standards exigem muito dos jogadores por não possuir “nenhuma estratégia”, na verdade ele se enquadra na estratégia do oponente.

Nunca será perfeita- Apesar de ser mediano em todos os aspectos justo esse fato é o que atrapalha a equipe Standard de ser especialista contra um tipo especifico de estratégia.